top of page
Buscar

Partir comprimidos: uma ação, vários riscos

Os comprimidos são as formas farmacêuticas mais comercializadas e consumidas no Brasil e no mundo. Esse favoritismo está principalmente relacionado à facilidade de manipulação da forma farmacêutica pelos usuários, ao baixo custo de produção e a maior estabilidade fornecida aos princípios ativos.


Apesar de amplamente produzidos, os comprimidos disponíveis comercialmente nem sempre suprem as demandas terapêuticas necessárias para o tratamento de determinadas condições. Nesse contexto, partir comprimidos ao meio se tornou uma prática comum ao redor do mundo.


Partir comprimidos consiste na sua divisão física, em dois ou mais pedaços, para realizar a adequação de dose de princípios ativos ou, ainda, no caso de populações mais vulneráveis como crianças e idosos, facilitar sua deglutição. Apesar de ser uma prática comum e amplamente difundida, a partição de comprimidos pode comprometer o desfecho terapêutico, por diversos motivos:


1) Resultar em doses subterapêuticas, ou seja, doses menores do que aquelas necessárias para produzir o efeito biológico desejado;


2) Sobredosagem: exposição a todo o conteúdo de fármaco de um medicamento de liberação controlada, por exemplo, que realizaria a entrega do fármaco ao longo do tempo;


3) Comprometer a estabilidade do fármaco presente na parte que não foi ingerida, levando a ineficácia ou toxicidade;


4) Promover efeitos adversos como irritação estomacal e náuseas;

entre outros.


Nesse cenário, a impressão 3D se apresenta como uma alternativa tecnológica para contornar os efeitos indesejados resultantes da partição de formas farmacêuticas convencionais.


A partir dessa tecnologia, formas farmacêuticas com doses específicas podem ser produzidas, atendendo as demandas terapêuticas de cada paciente, bem como suas preferências visuais e de sabor, por exemplo.


O processo permite que um medicamento com diferentes dosagens seja produzido a partir de um mesmo material de partida! Otimizando o processo de produção e garantindo um tratamento farmacológico personalizado, eficaz e seguro.

 
 
 

Comentários


bottom of page