top of page
Buscar

SPRITAM: o primeiro medicamento do mercado produzido pela tecnologia de impressão 3D

Há mais de 8 anos, em março de 2016, o uso do Spritam (levetiracetam) era aprovado pelo órgão regulatório norte americano Food and Drug Administration (FDA). A empresa americana Aprecia Pharmaceuticals (Blue Ash, Ohio) foi a primeira, e até então única, grande farmacêutica a lançar no mercado um medicamento produzido pela tecnologia de impressão 3D.


O Spritam está disponível nas dosagens de 250 mg, 500 mg, 750 mg e 1000 mg e utiliza a tecnologia ZipDose®, que permite a produção de formas farmacêuticas altamente porosas. Dessa forma, mesmo em altas dosagens, o medicamento rapidamente desintegra na cavidade oral ao entrar em contato com a saliva, propiciando um maior conforto a pacientes que possuem dificuldades de ingerir seus medicamentos. De forma a tornar o tratamento ainda mais atrativo, os comprimidos são fabricados no sabor hortelã.


O medicamento marcou a porta de entrada da tecnologia de impressão 3D na área farmacêutica e demonstra a possibilidade de personalização de tratamentos farmacológicos para aumentar a adesão de pacientes e melhorar seus resultados terapêuticos. Ainda, com a tecnologia desenvolvida, medicamentos são produzidos na sua embalagem primária em até 3 minutos. Uma experiência que combina personalização e agilidade, colocando o paciente como ator principal do seu tratamento no lugar da sua doença.


Saiba mais em:

 
 
 

Comentarios


bottom of page