top of page
Buscar

O futuro dos medicamentos personalizados em hospitais é 3D

ree

Imagine um futuro onde cada paciente recebe um medicamento feito sob medida, perfeitamente adaptado às suas necessidades específicas. Este futuro já está se tornando realidade graças à tecnologia de impressão 3D.


Diversos hospitais e centros de pesquisa ao redor do mundo já começaram a explorar e implementar essa tecnologia na rotina clínica (mais informações aqui). Mas você já imaginou como essa tecnologia pode se inserir na rotina hospitalar? E ainda, quais os benefícios ao implementar algo tão inovador nos tratamentos farmacológicos?


Uma das maiores vantagens da impressão 3D de medicamentos é a capacidade de produzir medicamentos sob demanda e com alta precisão de dosagem. Em vez de transformar ou adaptar formas farmacêuticas já existentes para realizar ajuste de dose ou adequação para a via de administração, os hospitais podem imprimir exatamente o que é necessário, quando necessário. Isso não só reduz o desperdício, mas também permite uma resposta mais rápida a mudanças nas necessidades dos pacientes.


A implementação de impressora 3D poderia, por exemplo, permitir a criação de medicamentos com combinações específicas para tratamentos complexos ou raros, que não estão disponíveis comercialmente. Ainda, estudos clínicos publicados demonstram uma preferência dos pacientes pelos medicamentos impressos em comparação a produtos comercialmente disponíveis, como comprimidos e cápsulas.


Dessa forma, o uso de impressoras 3D para produção de medicamentos personalizados em ambiente hospitalar pode ser uma estratégia para melhorar a adesão aos tratamentos e consequentemente sua eficácia.


A capacidade de produzir medicamentos personalizados e sob demanda promete transformar os cuidados de saúde, oferecendo soluções mais eficientes, econômicas e centradas no paciente.


A impressão 3D está não apenas revolucionando a forma como os medicamentos são produzidos, mas também elevando a qualidade dos cuidados de saúde a novos patamares.

 
 
 

Comentários


bottom of page